'Não tínhamos dinheiro', diz moradora após golpe de síndico no RS

A fraude dos condomínios no Rio Grande do Sul revelou desvios praticados por síndicos, propina e as mais variadas negociatas conforme reportagem exibida no Fantástico. E quem paga a conta são os moradores, enganados por quem mais confiavam: uma espécie de administrador do prédio onde vivem.

O Rio Grande do Sul tem mais de 25 mil condomínios, onde existem 700 mil moradias. Em taxas de condomínios, são movimentados R$ 3 bilhões de reais por ano no estado.

Em Capão Novo, no Litoral Norte, o síndico de um condomínio, suspeito de aplicar golpes em pelo menos oito edifícios, sumiu, e a administradora que ele comandava fechou as portas sem explicação (veja a reportagem completa no vídeo acima). Foi o que revelou no domingo (12) a  reportagem produzida pela RBS TV.

Em um dos condomínios, os moradores pagaram por três anos uma taxa extra que seria destinada à reforma da fachada. Porém, a obra nunca aconteceu.

“Quando nós vimos, nós não tínhamos dinheiro nenhum”, diz a aposentada Regiane Mader.

A suspeita é que o desvio possa chegar a R$ 500 mil. “E quem está pagando essa conta? Somos nós. Vamos ter que triplicar o valor do condomínio pelos próximos 60 meses", reclama a professora aposentada Mara Caldas.

O auditor João Carlos dos Santos Junior ressalta para os moradores ficarem atentos ao comportamento do síndico. “Aquele síndico que ele se sente um pouco o dono do condomínio. Ele não é participativo com o conselho, os demais condôminos, ele se nega a dar informação aos condôminos, é rude. Esse é o síndico que precisa prestar muita atenção”, orienta.

 

Reportagem completa: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/06/nao-tinhamos-dinheiro-diz-moradora-apos-golpe-de-sindico-no-rs.html



Autor: Site G1 - RBS TV      Data Publicação: